Na hora de comprar o seu imóvel, a parte financeira não é fácil, a gente sabe. Pensando nisso, hoje trouxemos aqui 5 dicas para o planejamento financeiro para a compra do seu imóvel!
ORGANIZE SEU ORÇAMENTO
Investir no imovel próprio é um grande passo, se faz necessário total controle das finanças, porque trata diretamente de um investimento que refletirá na qualidade de vida e que afetará o financeiro por um bom tempo. E é fato, se for uma má escolha pode trazer sérios prejuízos, então esse momento precisa ser prazeroso e consciente, pois se trata do início de uma realização de um sonho. Com um bom planejamento financeiro é possível alcançar esta conquista sem muitas dificuldades no futuro.
TENHA UMA RESERVA EMERGENCIAL
É necessário estar pronto para qualquer eventualidade, mesmo que seja a perda do emprego ou uma despesa inesperada. Montar um reserva de emergência que tem como total função situações extremas, e que irá te ajudar a passar por algum momento inoportuno com mais segurança, é essencial.
DEFINA SEU IMOVEL
Qual imóvel do seu sonho? Novo? Usado?
Importante destacar que existem várias diferenças entre imóveis usados e novos. Há a vantagem de ser mais barato, mas pode não estar em ótimas condições, por isso toda uma análise é necessária: instalações hidráulicas, fiação elétrica, pisos, revestimentos, entre outros aspectos da estrutura, pois muitas vezes você tem a falsa sensação que fez um ótimo negócio pagando mais barato, mas o imóvel precisa de uma reforma urgente, então o gasto será quase equivalente.
VEJA SE O IMÓVEL CABE NO SEU BOLSO
Dar o passo maior que a perna pode ser uma porta aberta para a futura inadimplência. Portanto, analise se o imóvel cabe no seu bolso. Para isso, a prestação mensal não deve passar de 25% da renda familiar. Além disso, após pagar a prestação e todas as suas outras contas, é bom conseguir poupar ao menos 10% do salário.
DEFINA SUAS METAS
Definir metas acessíveis faz a diferença. Muitas vezes colocamos um objetivo muito além da nossa capacidade com um prazo curto e quando não conseguimos cumprir, ficamos decepcionados e desistimos de todo o processo. Mantenha os pés no chão e defina metas possíveis e mantenha o foco.
Imprevistos acontecem mesmo quando você se planeja, e por conta disso, ajuda profissional é algo prudente para esse momento.
Mas tenha total confiança no profissional, então procure com cautela o melhor profissional para você, e ele esclarecerá dúvidas da compra, possíveis problemas entre outros.